O primeiro jogo da história do Palestra Itália contra o Savóia de Votorantim, vitória dos estreantes por 2 x 0. O fato que cria discussões até hoje é a cor do uniforme desse jogo, pois muito dizem que o Palestra jogou de azul, porém segundo o site oficial do Palmeiras já utilizava a cor verde, branco e vermelho (cores da bandeira da Itália). Esse jogo aconteceu em 1915.
Um ano depois do primeiro jogo o Palestra Itália estreia no campeonato paulista, para isso adotou um novo uniforme ainda verde, porém os detalhes vermelhos foram tirados e a camisa ganhou golas brancas e uma faixa branca no centro da camisa. O escudo que era somente as letras “P” e “I”, utilizado no ano anterior, deu lugar a cruz de Savóia (símbolo da família real italiana).
Em 1917 ouve nova mudança no escudo, a cruz de Savóia deu lugar às letras “P” e “I” que voltaram modificadas. Elas eram bordadas em verde, dentro de um triângulo da mesma cor.
Somente em 1918 a camisa do Palmeiras passou a ser toda verde com o escudo bordado em branco e o triângulo virou um circulo, as golas e punhos também eram brancos. E ficou dessa forma até 1942, quando o Brasil entrou na segunda guerra, e o clube teve que mudar de nome, foi batizado como Palmeiras. As cores ainda ficaram a mesma e o escudo era apenas “P”.
O escudo se transformou no que conhecemos em 1959. Desde então o clube não fez grandes alterações, apenas algumas homenagens a títulos antigos, e em 1993 o clube estreitou um uniforme em verde claro, com listra brancas verticais finas.