Blog PELEJAS
em 31/10/2011

Parece que o mês de outubro foi feito para acomodar grandes craques da história do futebol mundial. Pelé, Maradona e o holandês Marco van Basten, que completa 47 anos hoje, são “apenas” alguns exemplos. Este último, mesmo sem alcançar a magia dos outros dois gênios da bola, foi um centroavante sensacional!!!!

Nascido na cidade holandesa de Utrecht, o garoto Marco foi descoberto por olheiros do Ajax com apenas dezessete anos. Estreou no time de Amsterdan com muita expectativa da comissão técnica e, principalmente da torcida, no dia 3 de abril de 1982. Substituiu ninguém mais, ninguém menos que outro mago da bola, Johan Cruyff, e como quem não quer nada anotou seu primeiro tento na equipe da capital.


Não demorou muito para estrear e também marcar para a seleção holandesa. Sua estréia com a camisa laranja foi contra a Islândia, mas seu primeiro gol foi contra a Bélgica dias depois. Clássico, elegante e com um faro de gol impressionante Van Basten logo começou chamar a atenção de grandes clubes da Europa, e estava claro que seus dias no Ajax estavam contados.


Deixou o clube holandês com o título da Recopa Européia, marcando na decisão o único gol da partida contra o Lokomotiv Leipzig. De lá foi para o Milan da Itália, e formou, ao lado dos compatriotas Frank Rijkaard e Ruud Gullit, um dos times mais vitoriosos da história dos rossoneri. Italiano, bi Campeão da Champions League e Campeão do Mundo foram apenas alguns títulos de uma era dourada.


Junto com o sucesso os marcadores vieram também, e Van Basten virou alvo de zagueiros botinudos e violentos. Com isso, o atacante passou a conviver com diversas lesões que abreviaram, e muito, sua carreira. Nem um jogo comemorativo pode ser feito, já que seus tornozelos, avariados por tantas contusões e cirurgias, o impediam de caminhar naturalmente.

Sem o mesmo brilho dos tempos de jogador Marco acabou seguindo o rumo natural de um ex-jogador de futebol e assumiu o cargo de técnico. Iniciou a carreira treinando os juvenis do Ajax, e em seguida surgiu a oportunidade de treinar o selecionado holandês. Após sua saída em 2008, assumiu novamente o Ajax, agora no time principal, mas, pressionado por resultados pouco convincentes, saiu em 2009. Deixou saudade nos amantes de futebol, que viam naquele atacante virtuoso, a maneira mais rápida de chegar ao gol adversário.

por: Fred Paredes

Envie para um amigo
Deixe o nome e e-mail do seu amigo abaixo:

Enquete PELEJAS
Dos times do PELEJAS, qual irá mais longe no Brasileirão 2019?

Corinthians
Flamengo
Palmeiras
Santos
São Paulo
Destaques
21/10/2019
10/06/2019
03/03/2018
24/01/2018
23/01/2018
Arquivo de Posts

Amigos do PELEJAS


Fatal error: Uncaught exception 'TwitterException' with message 'Server error: Unknown SSL protocol error in connection to api.twitter.com:443 ' in /home/storage/5/1d/31/bolagol/public_html/twitter/twitter.class.php:226 Stack trace: #0 /home/storage/5/1d/31/bolagol/public_html/twitter/twitter.class.php(255): Twitter->request('statuses/user_t...', 'GET', Array) #1 /home/storage/5/1d/31/bolagol/public_html/twitter/twitter.class.php(122): Twitter->cachedRequest('statuses/user_t...', Array) #2 /home/storage/5/1d/31/bolagol/public_html/rodape.php(7): Twitter->load(1, 3) #3 /home/storage/5/1d/31/bolagol/public_html/blog.php(428): include('/home/storage/5...') #4 {main} thrown in /home/storage/5/1d/31/bolagol/public_html/twitter/twitter.class.php on line 226