A camisa do Corinthians não surgiu alvinegra como muitos pensam. O primeiro uniforme do time foi bege, que era uma homenagem ao clube no qual foi copiado o nome, Corinthian da Inglaterra, time que fez uma excursão ao Brasil em 1909 e jogou contra a Ponte Preta. Hoje o time brasileiro se tornou maior que o homenageado inglês, pois o clube deixou de ser profissional após cair para a quinta divisão do campeonato da Inglaterra.
A cor bege não durou muito tempo, pois o Corinthians era um clube de operários e os uniformes eram costurados a partir de sacos de farinha reaproveitados. Percebeu-se que após as primeiras lavagens ele perdia a cor, então os organizadores resolveram assumir o branco. Isso aconteceu ainda em 1910, ano de fundação do clube.
Somente em 1954 o time criou o segundo uniforme preto com listras brancas, e desde então não mudou muito essas características.
O Corinthians utilizou uniformes especiais em alguns jogos.
Em 1949 usou uma camisa grená em homenagem à delegação do Torino da Itália, que morreu em um acidente de avião.
Em 1969 a equipe teve que atuar com um uniforme improvisado listrado em amarelo e preto. Esse fato aconteceu em Lima no Peru, em um jogo amistoso contra o Universitário. O time da casa possuía também uniforme branco e não tinha condições de modificar seu vestuário.
Antes disso em 1965 num amistoso contra o Arsenal da Inglaterra, o clube representou o Brasil em um amistoso contra a Inglaterra, por isso utilizou a cor azul.
Hoje essas cores são homenageadas nos terceiros uniformes da equipe. Por exemplo, em 2012 o clube utilizou a cor grená para relembrar a história de 1949, e em 2013, quando utilizou a cor azul, para lembrar o dia que representou a Seleção Brasileira. Também já utilizou o roxo e o branco com listras douradas para o aniversário de 100 anos.